Património dos Sabores

Um dos principais atrativos turísticos do nosso Concelho é a Gastronomia, cujo sabor está ligado à pesca e ao trabalho rural. De notar que este Município é, na Área Metropolitana de Lisboa Norte, o que maior extensão de frente ribeirinha apresenta (23 km). A ligação ao Rio tem, por isso, assumido, ao longo de vários períodos da história, uma importância irrefutável. Entre outros fatores de relevantes, o Tejo foi, e ainda hoje é, fonte de riqueza e subsistência para muitas famílias, que encontraram na faina e nas artes de pesca a sua forma de vida. Numa representação da cultura da beira-rio, nada mais natural do que privilegiar, numa campanha de gastronomia, o sável. Este peixe, que na primavera escolhe o Rio Tejo para a desova, foi o principal responsável pelas migrações de Varinos e Avieiros para o Município. É assim que a Campanha de Gastronomia dedicada ao sável assume-se, cada vez mais, como um cartão de visita do Município de Vila Franca de Xira. De Março a Abril, os restaurantes do Concelho que participam inserem, na sua ementa, o sável frito com açorda de ovas.

Já em Novembro é tempo de provar os sabores campestres da boa cozinha tipicamente Ribatejana com diversos pratos: Cozido de Carnes Bravas, Torricado com Bacalhau Assado, Galinha de Cabidela, Enguias à Pescador, Caldeirada Mista, Dobrada à Vila Franca, Coelho da Horta, Ensopado de Borrego. No entanto, também retomamos os sabores ribeirinhos e, cozinham-se, aos fins de semana e pelas várias Freguesias, as “Enguias à Pescador” e a Caldeirada Mista”.

A sopa de bacalhau, os linguadinhos, o melão da Lezíria (um dos produtos agrícolas com maior projeção a nível nacional) e os bolos regionais – “Garraios” e “Lezírias” – são outras das especialidades mais saborosas da região.

Venha descobrir um verdadeiro património de sabores!

Em: “Câmara Municipal de Vila Franca de Xira