Os livros portugueses ‘O regresso’, ‘Barriga da baleia’ e ‘Supergigante’ foram selecionados pela Biblioteca Internacional da Juventude para o catálogo White Ravens 2015, uma selecção internacional dos melhores livros para a infância e juventude.

Todos os anos, aquela biblioteca internacional selecciona cerca de 200 livros, de vários países e em diversas línguas, elaborando um catálogo e uma exposição, que podem servir de referência para pais, educadores e formadores.

Entre os 200 seleccionados este ano estão ‘Barriga da baleia’, com história e ilustração de António Jorge Gonçalves, ‘Supergigante’, de Ana Pessoa, ilustrado por Bernardo Carvalho, e ‘O regresso’, da autora russa Natalia Chernysheva, que teve primeira edição internacional pela portuguesa Bruaá.

Os livros seleccionados para o White Ravens 2015 estarão expostos na Feira do Livro de Frankfurt, que começa no próximo dia 14, na Alemanha, e na Feira do Livro Infantil de Bolonha, em 2016, em Itália.

‘Barriga da baleia’, editado pela Pato Lógico, é o primeiro livro de António Jorge Gonçalves para crianças, cuja história já foi um espectáculo de teatro. O autor leva o leitor a acreditar na história de Sari, uma menina que um dia fugiu de casa rumo à praia e acabou engolida por uma baleia.

António Jorge Gonçalves, Prémio Nacional de Ilustração 2013, esteve anteriormente selecionado para a White Ravens 2014, com ‘Uma escuridão bonita. Estórias sem luz elétrica’, com texto do angolano Ondjaki, e com ‘Irmão Lobo’, com texto de Carla Maia Almeida.

‘Supergigante’, editado pela Planeta Tangerina, é o segundo romance de Ana Pessoa para jovens e é protagonizado por Edgar, um rapaz que vive um turbilhão de emoções na adolescência.

‘O regresso’, da autora russa Natalia Chernysheva, começou por ser uma curta-metragem e só depois um livro, sem palavras e para todas as idades, sobre a memória dos lugares da infância.

A Biblioteca Internacional da Juventude, fundada em Munique, em 1949, é considerada a maior do mundo no que toca à literatura para crianças e jovens, com um acervo que inclui mais de meio milhão de livros.

Em: Notícias ao Minuto