Ingredientes:
(Torta)

  • 10 ovos
  • 180g de açúcar
  • 50g de amido de milho

(Recheio)

  • 12 gemas
  • 2dl de água
  • 120g de açúcar
  • 1 colher (sopa) de farinha

Preparação:

Para a massa, bata as gemas com o açúcar, até este ter desaparecido e tiver obtido um creme uniforme.
Junte o amido de milho e misture só até este estar envolvido.
Bata as claras em castelo firme. Sobre estas, verta o preparado das gemas e ligue tudo.
Forre um tabuleiro de tortas grande com papel vegetal e unte o papel com manteiga.
Deite o preparado no tabuleiro. A massa deve ter uns 2cm de altura.
Deixe a massa repousar dentro do tabuleiro, à temperatura ambiente por 20/30 minutos (isto vai fazer com que as gemas se desliguem das claras e se depositem no fundo, criando a camada exterior, tão comum nas tortas de Azeitão).
Leve ao forno pré-aquecido a 220ºC, no nível mais baixo do forno, por 15 minutos aproximadamente, tendo em atenção que a massa não deve ficar muito cozida.

Entretanto faça o recheio. Leve a água ao lume com o açúcar até obter ponto de pérola.
Batem-se as gemas com a farinha, num recipiente à parte.
Quando a calda estiver pronta, juntam-se lentamente colheradas da mesma às gemas, batendo-as sempre, até as mesmas estarem quentes (este processo vai destemperar as gemas, ou seja, fazê-las aquecer sem cozerem, para não formar grumos quando deitadas na calda).
Deite, então, as gemas na calda. Leve ao lume, mexendo sempre até engrossar. Não deixe cozer muito. Uma das características das tortas de Azeitão é o creme húmido em abundância.


Entretanto, deite a massa por cima de uma folha de papel vegetal (não pode ser um pano como noutras tortas pois adere). Retire a folha de papel vegetal que foi ao forno. Coloque uma nova por cima (pois a parte que ficou virada para cima é a parte exterior da torta), e volte a massa, deixando a camada espessa virada para baixo e a camada esponjosa para cima. Cubra tudo com o doce de ovos e polvilhe com bastante canela. Se quiser pequenas tortas, corte a massa em rectângulos de 12x8cm e enrole-os. Caso contrário, enrole a torta toda junta.


Em: Sabores da Alma