A romaria de São Mateus é uma das mais importantes do país e o programa dos festejos inclui cerimónias religiosas presidida, no dia 20, pelo Arcebispo de Évora, José Alves, uma das maiores manifestações religiosas do país, que atinge, habitualmente, dois a três quilómetros de extensão.

A organização das festas e da feira está a cargo da Confraria do Senhor Jesus da Piedade, sendo que a Câmara Municipal de Elvas promove a Expo São Mateus, que apresenta uma mostra de actividades económicas, além de áreas destinadas à gastronomia, venda de produtos regionais e instituições.

A tradição do certame e a devoção dos fiéis ao Senhor Jesus da Piedade são as principais características do evento.

Esta que é considerada a maior romaria do Alentejo contará com a presença de milhares de pessoas ao longo da semana, com destaque para os concertos que todos os anos atraem pessoas de todo o Alentejo e do país vizinho, nomeadamente da Extremadura espanhola.

Quanto ao programa de animação, para além da presença de centenas de feirantes e atrações para todas as idades, estão previstos concertos todos os dias, a partir das dez da noite.