Situado em pleno coração do Parque Natural da Serra de S. Mamede, o Concelho de Portalegre apresenta uma riqueza florística e faunística que o tornam muito interessante do ponto de vista do património natural e da conservação da Natureza. A diversidade natural e paisagística constituem, juntamente com uma qualidade ambiental apreciável, um óptimo motivo para a realização dos percursos pedestres do Parque Natural que atravessam o Concelho: o percurso pedestre das Carreiras e o percurso pedestre do Reguengo. Estes percursos dispõem de folhetos informativos com a interpretação do percurso e estão sinalizados no terreno.

Para além destes percursos, é possível ainda admirar a riqueza paisagística deste Concelho através dos diversos miradouros existentes: O Miradouro de Santa Luzia – Situado na Serra de Portalegre (670m) com magnífica vista sobre a cidade de Portalegre.

O Miradouro da Penha – Situado na Serra da Penha, inclui uma belíssima Capela do Século XVII.

Pico de S. Mamede – situado a 1025 m de altitude, é o ponto mais elevado do continente português a sul do Tejo. Magnífica vista sobre a barragem da Apartadura, a Vila de Marvão, a Serra da Estrela e boa parte da Extremadura Espanhola. A sua gealogia traduz-se na presença de xistos, grauvaques, calcários e quartzitos, litologia que se reflecte na variedade dos solos.

Miradouro da Igreja de Nossa Senhora da Lapa – pequena Igreja cavada na rocha situada a 1 Km da povoação de Besteiros. Belíssimo panorama do Parque Natural da Serra de S. Mamede.

 

Em: Portugal Virtual