Cynthia Guimarães Taveira nasceu a 6 de Setembro de 1969. Frequentou o Colégio Moderno e a Escola Secundária António Arroio. Licenciou-se em Antropologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Completou o Mestrado Interdisciplinar em Estudos Portugueses pela Universidade Aberta bem como a parte curricular do Mestrado em Estudos Portugueses pela FCSH.

Tem desenvolvido as seguintes actividades: Interessou-se, desde muito cedo, pelas artes plásticas, em particular pela pintura, tendo como referência o trabalho e a vertente simbólica presentes nas artes plásticas (e não só) portuguesas. Nesse âmbito se insere a matriz da sua expressão artística e até a sua participação em encontros e colóquios promovidos pela Fundação Lusíada e a sua ligação a outras instituições e associações relacionadas com os arcanos da Portugalidade. Tem realizado diversas exposições individuais, privilegiando livrarias, espaços culturais e centros de arte. As últimas exposições ocorreram na Casa Fernando Pessoa (a propósito do lançamento da «edição especial» de Mensagem, de Fernando Pessoa pelas Edições Caixotim, na circunstância da sua colaboração artística para a referida edição, trabalhos em acrílico s/ tela), na Livraria Caixotim, no Porto, e no Posto de Turismo da Ericeira em Junho passado. Foi formadora do Curso “Introdução à Arte Simbólica” (1991) pela Associação Grupo Média, do Curso “Antropologia do Imaginário” para sócios (1998), do Curso “O Simbolismo das três religiões do Livro” na Câmara Municipal de Cascais (2005) na Câmara Municipal de Lisboa (2006 e 2007).

Criou o projecto Feira de Arte Barata (Dezembro de 2007 e Dezembro de 2008 na Galeria Matos Ferreira, sendo responsável, nos primeiros anos de existência da referida Galeria, pela dinamização cultural da mesma. Colaborou como artista plástica na revista “Teoremas de Filosofia”. Algumas exposições realizadas: Exposição colectiva no Centro de Arte de Morgadinhos, em Julho de 2000; Galeria Matos Ferreira em Dezembro de 2007, Natal de 2006 e Natal de 2005; SFN – Sociedade de Formação e Consultadoria, Lda, em Novembro de 2003, Restaurante “O Comilão” (Campo de Ourique) em Março/Abril/Maio de 2004; Livraria Espiral em Março de 2001; Restaurante “Lábios de Mosto”, Dezembro de 2003; Bar Água no Bico, Janeiro de 2001; Restaurante Inox, Bairro Alto em Novembro de 2003; Restaurante “O Camponês”, Malveira da Serra em Maio, Junho, Julho e Agosto de 2008. Teve colaboração frequente com a Revista Digital de Filosofia “Leonardo” onde escreveu uma coluna de crónicas com o título “A Árvore e a raíz” e nos Cadernos em papel, da revista “Cadernos de Filosofia Extravagante” bem como no blogue da respectiva revista.

Imagens:
A Ilha – Acrílico sobre tela – 100×70 cm
Jerusalém – Acrílico sobre tela – 100×70 cm
O Encontro – Acrílico sobre tela – 100×70 cm (vendido)
O Segredo do Paráclito Acrílico sobre tela – 100×70 cm
O Sonho – Acrílico sobre tela – 100×70 cm
Salvação – Acrílico sobre tela – 100×70 cm