A carreira e difusão do fado a nível global premiados por uma das maiores montras das músicas do mundo – a Womex.

 

A cantora portuguesa Mariza é a vencedora do prémio Artista Womex 2014.

A notícia foi avançada nesta quarta-feira pela organização daquele que é um dos eventos de vocação global mais conhecidos no campo das chamadas músicas do mundo – a Womex, misto de feira internacional e de festival de música.

No comunicado que revela a atribuição do prémio, pode ler-se sobre a cantora portuguesa: “Desde a edição do seu primeiro álbum há 13 anos, Mariza tornou-se conhecida como o expoente máximo vivo do fado, bem como a artista mais visionária e inovadora no estilo. Ela criou o seu próprio som que é igual nas tabernas de Lisboa ou nas mais prestigiadas salas de espectáculo no mundo, e é tanto uma estrela em Portugal como no seio da comunidade daworld-music. Por ter trazido o estilo para novos níveis de reconhecimento internacional e por alcançar novos patamares artísticos dentro do género, atribuímos-lhe o prémio Artista Womex 2014. “

Palavras que acabam por enquadrar o seu percurso nos últimos anos. Um caminho que é, cada vez mais, concretizado em duas direcções apenas aparentemente distintas. Por um lado, trata-se de respeitar a memória fadista, porque, no mundo globalizado de hoje, esse tipo de singularidade acaba por constituir um valor acrescentado. Por outro lado, a sua acção tem sido propor uma espécie de fado transcontinental, capaz de ser facilmente apreendido nos circuitos internacionais, porque a diferença só é mais-valia se aqueles que a ela se submetem a entenderem.

Agora, treze anos depois da estreia em disco, mais de um milhão de discos vendidos, com edição em mais de 35 países e inúmeras digressões mundiais nas salas mais prestigiadas, este prémio junta-se a outras distinções, como ter sido vencedora de três BBC Music Awards, na categoria de “Best European Act”, e duas nomeações para os Grammys.

O prémio será entregue por Lucy Durán (Universidade de Londres e ex-apresentadora da Rádio BBC) no próximo dia 26 de Outubro em Santiago de Compostela. Após a cerimónia, que decorre no âmbito da edição de 2014 do prestigiado evento de músicas do mundo, fará o concerto de encerramento da Womex deste ano, revelando algumas das canções que integram o seu Best of Mariza da carreira, lançado em Abril último.

 

Em: Público, | Vítor Belanciano, 03/09/2014|