Miguel Claro volta a levar os céus, paisagens e património de Portugal a destaque maior: a imagem foi ‘Earth Science Picture of the Day”

Uma lua cheia captada perto da Catedral de Évora foi distinguida, no domingo, como destaque do dia no site “Earth Science Picture of the Day” (EPOD), um portal científico que reúne grandes fotografias seleccionadas por especialistas e que é mantido pela Universities Space Research Association com o apoio directo da NASA.

A imagem foi captada por Miguel Claro, astrofotógrafo português já habituado a estar em destaque neste site onde, diariamente, é escolhida uma obra relacionada com “os diversos processos e fenómenos que moldam o nosso planeta e as nossas vidas”. Ao longo dos anos, já viu (e vimos) umas quatro dezenas de fotos suas em destaque.

A nova distinção no EPOD mostra a lua quase cheia justaposta à Catedral de Évora, tendo a imagem sido captada a 5 de Janeiro, “usando uma câmara acoplada ao meu telescópio de 560 milímetros”, explica Miguel Claro. “Eu estava posicionado a cerca de 2,4km de distância da catedral”, conta, salientando a “borda verde” que se vislumbra na parte superior da lua. O texto de apresentação da imagem salienta também o facto de Évora estar integrada no Património da Humanidade da Unesco e a importância da catedral eborense, a maior das catedrais medievais portuguesas, que remonta ao século XII.

Actualmente, as obras de Miguel Claro podem ser vistas também numa exposição especial no Planetário de Lisboa: “O Céu visto da Terra” dá a conhecer a astrofotografia do autor até 10 de Maio.

Texto de PÚBLICO • 08/04/2015

Foto: Miguel Claro