Mais de 30 jovens oriundos de escolas de 11 países vão estar em Évora, de 05 a 12 de Outubro, para pintarem e desenharem a monumentalidade da cidade alentejana, durante o 16.º Encontro Internacional de Arte Jovem.

A iniciativa é organizada pela Teoartis Galeria, em parceria com a Câmara de Évora e com o apoio da Fundação Eugénio de Almeida e da Direcção Regional de Cultura do Alentejo, entre outras entidades.

O encontro, que inclui várias exposições, é sempre precedido de um concurso ao qual alunos dos “quatro cantos do mundo” apresentam os seus trabalhos.

Os autores das melhores obras são, então, seleccionados para se deslocarem a Évora, para participarem, durante uma semana, em ateliês abertos de desenho e pintura.

Na edição deste ano, explicou hoje à agência Lusa a organizadora Teodolinda Pascoal, o concurso envolveu “alunos de 43 escolas de 17 países”.

“Recebemos 1.272 trabalhos, dos quais 1.029 foram seleccionados para o concurso”, disse Teodolinda Pascoal.

Os autores dos “melhores trabalhos, mais de 30 alunos, foram seleccionados para virem a Évora, acompanhados pelos seus professores de arte”, para o encontro internacional, realçou.

Os jovens que vão desenhar e pintar “a vida e a monumentalidade” da cidade alentejana são da Bulgária, China, Eslovénia, Hungria, Índia, Malásia, Roménia, Rússia, Sérvia, Turquia e Ucrânia.

Este ano, os temas de trabalho vão ser a Praça do Sertório, a Praça 1.º de Maio, a Praça do Giraldo, o Palácio D. Manuel e o Templo Romano.

Os trabalhos resultantes dos dias passados em Évora vão integrar, posteriormente, a tradicional exposição colectiva do encontro, segundo a organização.

No âmbito do evento, entre 06 e 30 de Outubro, vão decorrer várias exposições na cidade, mais precisamente na Teoartis Galeria, no Palácio D. Manuel e no edifício da câmara municipal.

Quanto aos trabalhos de desenho e pintura realizados pelos alunos que participaram na edição de 2014 do Encontro Internacional de Arte Jovem, estão expostos na Igreja do Salvador, desde o dia 10 deste mês e até 30 de Outubro,

Paralelamente, o Museu de Évora vai ser “palco” da 1.ª Exposição Internacional de Pintura de Professores de Arte, acrescentou a organização.

O Encontro Internacional de Arte Jovem tem como objetivo impulsionar a motivação pela criação artística por parte de crianças e jovens.

Em: Notícias ao Minuto