A Equipa Olímpica Sénior de Culinária Nacional conquistou duas medalhas de bronze durante a competição internacional Culinary World Cup 2014, integrada na exposição Expogast, que se realizou no Luxemburgo entre os dias 22 e 26 de Novembro.
No âmbito das provas, que contaram com mais de 105 equipas dos cinco continentes e que foram avaliadas por mais de 55 ‘chefs’ reconhecidos no universo da culinária, entre eles o português António Bóia, os representantes nacionais da ACPP – Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal – ganharam dois bronzes, um deles na mesa de exposição fria e o outro na prova quente.

Como entrada, os portugueses apresentaram uma tranche de robalo corado, emulsão de amêijoas e puré de ervilhas, lavagante com manteiga noisette, romesco e pequena açorda panada com panko e sementes de sésamo e como pratos principais serviram lombo de veado com crosta de ervas e pão ralado, magret recheado com foie gras e cogumelos, salsicha fresca com chouriço e misto de vegetais com puré de batata-doce.

Para sobremesa, competiram com mousse de caramelo, compota e goma de frutos vermelhos, crocante, bolo morno de chocolate e gelado marmoreado de iogurte e amoras, revela um comunicado enviado ao Boas Notícias pela Makro Portugal, patrocinadora das Equipas Olímpicas nacionais.
Este ano, Portugal foi representado pelos ‘chefs’ Paulo Pinto, capitão de equipa, Carlos Madeira, coordenador da equipa, e ainda por Carlos Gonçalves, Jorge Fernandes, Diogo Filipe, Celso Padeiro, Rui Fernandes, João Cunha, Luís Gaspar e Pedro Monteiro.

“É com muito orgulho que vemos o esforço e a perseverança das Equipas Olímpicas de Culinária ser reconhecido neste evento que é uma das principais referências no âmbito das competições de culinária a nível mundial”, afirma Isabel Caeiro, do departamento de comunicação e relações públicas da Makro Portugal.

“Desde o início da sua constituição que apoiamos as Equipas, as quais colaboram também connosco em diversas acções. Estes prémios, mais uma vez, são o fruto do excelente trabalho destes profissionais, da sua dedicação em representação do nosso país, sendo uma referência internacional no seu setor de atividade”, congratula-se a responsável.
A Culinary World Cup 2014, que celebra este ano a sua 15ª edição, inseriu-se na Expogast, uma exposição internacional que se realiza de quatro em quatro anos e recebe cerca de 8.000 expositores provenientes de 50 países de todo o mundo, convidados a apresentar novos produtos, ideias e tendências ao nível da culinária.

 

Em: BOAS NOTÍCIAS | Quinta-feira, 11 de Dezembro de 2014 |