A quinta edição das Summer Night Series, organizada pelo Arte Institute, arranca hoje à noite em Nova Iorque e leva até ao público desta cidade norte-americana música, cinema e performance de artistas portugueses.

As Summer Nights Series são um evento ao ar livre que reúne todos os anos artistas portugueses e de países de língua oficial portuguesa no parque de Union Square.

“O Summer Nights Series é uma excelente oportunidade de levar a cultura portuguesa contemporânea até à rua e de chegar a todo o público nova iorquino, por se realizar num parque tão central e de passagem”, explicou à agência Lusa Ana Ventura Miranda, directora do Arte Institute.

Este ano, o evento começa hoje à noite com uma actuação de Luiz Caracol Trio, uma banda com Luiz Caracol, Ruca Rebordão e Gustavo Roriz.

No dia 16 de Agosto, há uma mostra de curtas metragens portuguesas e de vídeo-arte de artistas convidados.

No último dia do evento, a 25 de Agosto, realiza-se uma performance de dança intitulada “One Single Beat”, que estará a cargo de Marta Coutinho e Ruca Rebordão.

Ana Ventura Miranda adiantou à Lusa que “a adesão às Summer Night Series tem sido maior de ano para ano” e que “o público é bastante diversificado e maioritariamente americano”.

“Acho muito importante as perguntas que recebemos ao longo do ano, sobre quando começa e o que vai incluir, porque demonstra a vontade do público em que o evento continue”, explicou.

Ana Ventura Miranda afirmou que “o ambiente descontraído do parque propícia a que as pessoas estejam atentas e receptivas para saber mais sobre Portugal, os portugueses, a sua cultura e história.”

Este ano, na sua quinta edição, o evento torna a contar com o apoio da autarquia de Nova Iorque e a fazer parte da sua programação cultural.

Em: Notícias ao Minuto |11/08/15| Por Lusa|