Uma associação do Alentejo está a recolher livros e material escolar para equipar uma biblioteca do município angolano do Cacuaco, na sequência de um projecto de solidariedade e apoio cultural.

Denominado “Do Alentejo para África”, o projecto está a ser desenvolvido pela Associação Alentejo de Excelência em parceria com outras instituições e cidadãos portugueses que trabalham em Angola.

O presidente da Associação Alentejo de Excelência, Carlos Sezões, explicou esta quarta-feira à agência Lusa que o desafio foi lançado por “alentejanos que trabalham e colaboram em projectos voluntários” em Angola.

“Chamaram-nos a atenção para as carências de algumas comunidades e pediram-nos ajuda para, a partir de Portugal, sobretudo do Alentejo, desenvolver um projecto de responsabilidade social na vertente escolar e cultural”, disse.

Segundo o responsável, o projecto “Do Alentejo para África” consiste na recolha, transporte e entrega de livros e material escolar na Biblioteca Santa Isabel, no município do Cacuaco, em Luanda, Angola. “É uma comunidade de cerca de 200 mil pessoas, maioritariamente jovens”, assinalou Carlos Sezões, referindo que a doação de material escolar e literário pode ajudar a “incrementar os níveis de alfabetização e de literacia” da população.

A recolha de livros e material escolar já começou em vários pontos do distrito de Évora, prolongando-se até ao final de Outubro.

Em: P3 |Texto de Lusa| 09/09/2015|