A Casa da Música, no Porto, abriu as portas durante quatro dias para a comemoração dos 10 anos de existência e, entre quinta-feira e hoje, foram quase 40 mil as pessoas que passaram pela instituição para visitas e concertos.

O diretor-geral da Casa da Música, Paulo Sarmento e Cunha, disse à agência Lusa que a fundação “considera extraordinária a adesão que a comemoração dos 10 anos [...] mereceu por parte do público”.

Antes do último concerto do programa comemorativo que o equipamento cultural preparou para estes dias – a Orquestra Jazz de Matosinhos está a atuar, desde as 21:00, na Sala Suggia – “39 mil pessoas tinham entrado na Casa da Música para festejar os 10 anos da instituição”.

“Este foi um excelente sinal do modo como hoje a Casa da Música está bem enraizada na região do Porto e no país, e da relação afetiva que mantém com os portugueses e, em particular, com os portuenses”, considerou.

Para Paulo Sarmento e Cunha, “o sucesso da comemoração é também sentido como um enorme estímulo para o desenvolvimento da Casa da Música na próxima década”.

Entre quinta-feira e hoje, e sob o mote “Venham Mais Dez”, a Casa da Música promoveu vários concertos, fora e dentro das suas instalações, através do serviço educativo e agrupamentos residentes – Orquestra Sinfónica do Porto, Remix Ensemble, Orquestra Barroca e Coro – além de dezenas de convidados de vários estilos musicais.

Ao longo dos últimos dez anos, segundo a direção, a Casa da Música recebeu 4.538.180 visitantes, organizou 408.860 visitas guiadas, acolheu 2.083.065 espetadores e participantes, realizou 2.358 concertos e promoveu 13.330 atividades culturais.

Em: Público |13 de Abril de 2015 | Por Lusa|